Esse post é para quem se interessa em jornalismo e tem curiosidade em aprender alguns termos utilizados pelas pessoas que exercem essa profissão. Esperamos que gostem!

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Bibliografia

  Termo (procure uma imagem para ilustrar cada palavra) Definição
A
1. Almanaque

 

Obra de periodicidade geralmente anual, constituída de textos de cunho informativo e recreativo. Também pode ser uma edição especial de uma revista, publicada esporadicamente ou com periodicidade anual, em formato maior, com matérias especiais e maior número de páginas.
2. Anúncio

 

Publicidade. Anúncio Classificado. Texto pequeno, sem ilustrações e divulgado em jornal ou revista, para vender um produto ou oferecer um serviço.
3. Artigo

 

Texto jornalístico interpretativo e opinativo que desenvolve uma ideia ou comenta um assunto a partir de uma determinada fundamentação.
4. Assinatura

 

Crédito dado ao autor de uma matéria.
B
5. Box

 

Quadro colocado no texto da matéria com informações adicionais sobre o tema. Pode ser um conjunto de informações técnicas relacionadas ao texto principal, a história de um personagem citado na reportagem, ou até mesmo um mini editorial da publicação relacionado ao tema da manchete.
6. Buraco

 

Fato que ocorre quando os textos e fotos ou ilustrações não são suficientes para preencher um espaço previsto. O editor tem como opção aumentar o corpo (tamanho da letra) do texto, aumentar a foto ou a ilustração. O recomendável é que se acrescentem mais linhas ao texto. O pior recurso é aumentar o entre alinhamento (espaço entre as linhas da reportagem).
C
7. Cabeçalho

 

Informações gerais e obrigatórias sobre a publicação. Inclui número da página, título e data da publicação.
8. Caderno

 

Conjunto de páginas de um jornal ou revista que trata de assuntos específicos ou ainda das reportagens mais importantes de uma edição
9. Caixa alta

 

B

  Embora seja uma expressão usada nas redações dos anos 60, ainda hoje é empregada para designar as letras maiúsculas e minúsculas. “C”, escrito dessa maneira, está em caixa alta.
10. Caixa baixa

 

b

  Embora seja uma expressão usada nas redações dos anos 60, ainda hoje é empregada para designar as letras maiúsculas e minúsculas. “c”, escrito dessa maneira, está em caixa baixa.
11. Calhau

 

  Texto ou anúncio usado para preencher um espaço em branco. Esse espaço em branco pode surgir de uma reportagem que “caiu” ou de um anúncio que foi cancelado.
12.  Câmera man

 

 Operador de câmera (em cinema ou televisão); cinegrafista, câmera.
13. Capitular

 

 

Letra em tamanho maior usada para marcar o início de um texto.
14. Cartunista

 

Pessoa que cria ou desenha cartuns, tiras cômicas, histórias em quadrinhos de humor, desenhos ou ilustrações humorísticas.
15. Chamada

 

Informação resumida colocada na primeira página de um jornal ou de um caderno. É usada para atrair a leitura e normalmente é complementada nas páginas internas de uma publicação.
16. Chapéu

 

 Palavra-chave colocada acima do título de uma reportagem. Os chapéus vêm sendo substituídos por selos, que, por serem mais bem elaborados graficamente, atraem mais a leitura. Os chapéus são colocados sempre acima dos títulos.  
17. Charge

 

Charge é uma ilustração humorística que envolve a caricatura de um ou mais personagens, feita com o objetivo de satirizar algum acontecimento da atualidade.
18. Chefe de reportagem Profissional que coordena os repórteres, determinando o que estes devem fazer. Nos organogramas das redações esse cargo vem sendo substituído pelo editor- assistente, que é responsável pela produção das  reportagens.
19. Cineminha

 

Trata-se uma sequência de fotos que mostra o desenrolar de uma cena. É usado também em reportagens didáticas que procuram mostrar ao leitor como proceder a passo-a-passo.
20. Close

 

É uma foto cheia, em que se destaca o rosto da pessoa fotografada.
21. Colorista

 

Preparador de tintas e desenvolvedor de novas cores, de acordo com tendências, verifica pigmentação e realiza testes para atender os padrões de qualidade.
22. Coluna

 

Espaço padronizado para se dispor o texto na página. Espaço fixo usado por jornalista contratado especialmente. Pode ser analítica ou de notas.
23. Colunista

 

 
24. Copyright

 

São os direitos reservados ao autor de uma obra ou à quem comprou os direitos do autor. As fotos também têm seus direitos reservados.
25. Corpo

 

“Como foi afirmado na última sexta-feira, 8/4, o Deputado…”.

Tamanho de uma letra. O corpo mais usado nas revistas e jornais é o tamanho 10. Os programas de edição eletrônica trazem corpos que variam de 4 a 400. Corpos menores que dez podem ser prejudiciais à leitura.
D
26. Deadline

 

Último prazo para que uma edição seja fechada ou que uma reportagem seja concluída. Esses prazos são fixados com a previsão de um período razoável para que a tarefa seja executada. Os bons profissionais geralmente entregam suas reportagens ou fecham a edição antes do deadline.
27. Derrubar a reportagem

 

Termo usado para expressar que uma reportagem não vai ser produzida.
28. Diagramação

 

Diagramar, ou paginar, significa dispor o material na página. Organizando textos, fotos e gráficos de modo sensato para que a leitura seja fluida. A paginação é aplicada em jornais, revistas, internet e em outros meios que exijam a organização de elementos gráficos.
29. Diagramador

 

Aquele que diagrama conteúdo de acordo com projeto gráfico, adaptando textos e imagens a uma programação visual. Desenvolve layouts, trata imagens e distribui os elementos gráficos.
E
30. Edição

 

Conjunto dos exemplares de um jornal impressos de uma só vez: uma edição especial.
31. Editor

 

Profissional responsável por uma publicação ou editoria. O termo editor-chefe já não é mais usado. Foi substituído pelo Publisher, um profissional que cuida desde a elaboração de um projeto gráfico até sua circulação.
32. Editoria

 

É como se fosse um departamento de uma redação. A editoria trata de assuntos específicos. Tem sido cada vez mais comum nas redações a figura da editoria especial ou de emergência. É um recurso usado para reunir os melhores profissionais em uma grande cobertura.
33. Editoria de Arte

 

Conjunto das seções de uma publicação que estão a cargo de um editor que cuida da parte visual do jornal.
34. Editorial

 

Texto onde o jornal expressa sua opinião. Não é assinado para que caracterize formalmente a posição do veículo.
35. Entrevista

 

Prestação de informações ou de opiniões a um repórter de jornal, televisão etc., feita oralmente para publicação.
36. Estouro

 

(Termo onde há uma complicação de se explicar atrevez de uma imagem)

Ocorre quando um texto é maior que o espaço reservado. O editor normalmente suprime dos textos as últimas linhas ou últimos parágrafos quando ocorre um estouro. Por isso, o repórter não deve colocar nunca as informações mais importantes nos últimos parágrafos.
37. Expedição

 

Ação ou efeito de expedir; distribuir ou entregar.
Ato de fazer com que alguma coisa atinja o seu propósito: expedição de um documento.
F
38. Feed de notícias

 

É um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuário pode se inscrever, no formato de um link.
39. Fio

 

Linha que separa as colunas. Pode ser usado também para destacar frases no meio de um texto ou ainda para circundar os boxes.
40. Foca

 

Apelido dado ao jornalista aprendiz, muito usado para falar do jornalista recém-formado.
41. Furo

 

É a notícia em primeira mão, quando determinado veículo é o primeiro a publicar uma informação.
G
42. Gazeta do Rio de Janeiro

 

Fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil.
I
43. Iceberg

 

 

Texto que começa na primeira página e prossegue em páginas internas.
44. Imprensa

 

O conjunto dos jornais, dos jornalistas e dos meios de divulgação de notícias ou comentários: imprensa brasileira.
45. Imprensa marrom

 

O termo vem do francês e quer dizer atividade ilegal. Sendo

Enfatizando os jornais sensacionalistas.

46. Infográfico

 

Artifício gráfico que envolve imagem e pequenas informações de texto que se complementam.
47. Intertítulo

 

Pequenos títulos colocados no meio do texto. Esse artifício é usado para tornar o texto menos denso. Há publicações que preferem destacar frases retiradas do texto para colocar nos intertítulos.
J
48. Johannes Gutenberg

 

Johannes Gutenberg (1398-1468) foi o inventor da máquina de imprensa e gráfico alemão. A primeira obra que imprimiu em diversas cópias foi a Bíblia.
49. Jornal

 

Gazeta, folha, publicação diária que dá notícia dos fatos que ocorrem e informações políticas, literárias etc.

Qualquer periódico seja ou não diário.

Jornal falado, filmado, televisado, atualidades transmitidas pelo rádio, apresentadas no cinema e na televisão.

50. Jornalismo

 

Um jornalista trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.
51. Jornalista

 

É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.
L
52. Legenda

 

Texto curto que explica uma foto ou ilustração.
53. Lide

 

Originário da palavra inglesa lead. É o primeiro parágrafo de um texto. Deve ser curto e responder às perguntas básicas do jornalismo: quem? O que? Quando? Onde? Como? Por quê? O ideal é que o lide tenha no máximo cinco linhas.
54. Linha fina

 

Pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria
M
55. Macarrão

 

(Termo onde há uma complicação de se explicar através de uma imagem)

Termo que designa uma página solta no meio de um caderno do jornal.
56. Mancha A mancha gráfica é um termo tipográfico e determina a área impressa de um trabalho, O termo é originário da impressão tipográfica.
57. Manchete

 

É o título da principal reportagem do jornal, publicado na primeira página. Também é usado para designar a principal reportagem de cada página (manchete da página).
58. Matéria

 

Texto preparado jornalisticamente.
59. Mídia

 

A reunião do que se relaciona com comunicação; qualquer meio através do qual há difusão de informações.
N
60. Nota

 

Pequena notícia ou comentário publicado por coluna.
61. Notícia

 

Informação que se reveste de interesse jornalístico. Puro registro de fatos sem comentários, julgamentos e/ou in­terpretações.
P
62. Pauta

 

Ordem de informações e dicas transmitida pelos chefes de reportagem para o cumprimento da mesma. A pauta normalmente indica a pessoa que deve ser entrevistada, local, horário e até mesmo o tamanho da reportagem que deve ser produzida.
63. Pirâmide invertida

 

É o modo de se estruturar um texto de forma que a informação mais importante seja colocada nas primeiras linhas, compondo assim o “lide”. E depois as informações secundárias.
64. Produção

 

É a etapa do processo da produção jornalística no qual se busca informações que podem ou não ser empregadas no texto final.
R
65. Redator

 

Jornalista especializado em rever o texto do repórter e em preparar títulos e legendas. Na nova concepção de jornalismo, o profissional não se especializa mais em uma determinada área da produção de texto e edição.
66. Reportagem

 

Matéria com grande centimetragem, cobrindo integralmente determinado assunto.
67. Repórter

 

Jornalista que recolhe informações, notícias de qualquer natureza, para transformá-las em matéria de noticiário.

 

68. Revisor

 

 

Indivíduo que executa trabalho de revisão de originais ou de provas tipográficas
69. Rodapé

 

O pé de uma página impressa; artigo inserido na margem inferior da página de um jornal.
70. Roteiro

 

Relação de tópicos mais importantes a serem abordada em apresentação oral ou escrita, discussão etc.
S
71. Selo

 

(Termo onde há uma complicação de se explicar através de uma imagem)

Recurso gráfico que marca uma reportagem ou uma série de reportagens. Por exemplo: “Crise no INSS” pode ser acompanhada de um desenho de uma maca.
T
72. Tabloide

 

Formato de jornal igual a metade da página do jornal standard.
73. Tipografia

 

Processo de impressão, no qual se usam formas em relevo (caracteres móveis, gravuras, clichês etc.).
74. Título

 

Frase usada no alto da matéria para chamar a atenção do leitor.
V
75. Vinheta

 

Pequeno enfeite usado para identificar ou ilustrar um livro, um texto; ornamento usado para enfeitar uma composição tipográfica.
W
76. Webwriter

 

 É um redator de internet. Ele é o responsável por todos os artigos de todos os blogs e sites.

 

Fonte:

http://www.casadosfocas.com.br/vocabulario-de-jornalismo/

http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/cartunista/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Colunista

http://www.catho.com.br/profissoes/colorista/#o-que-faz-um-colorista

http://www.infoescola.com/biografias/johannes-gutenberg/

http://www.significados.com.br/charge/

http://www.jasabia.com.br/dicionario-do-jornalismo/

http://www.dicio.com.br/

http://www.colegioweb.com.br/carreira/webwriter.html

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/jornalismo-686486.shtml

http://www.infoescola.com/profissoes/jornalista/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro

http://dicionariodejornalismo.blogspot.com.br/#uds-search-results

http://www.luanaimpressos.com.br/#!Mancha-gráfica-em-Içara-Chapa-offset/cifr/557508030cf2e4994fb6ce56

Anúncios